segunda-feira, 24 de junho de 2013

Apresentação

O Projeto de Extensão “Igrejas Históricas no Rio de Janeiro: Descobrindo e Revelando seus Acervos”, consiste em visitas mediadas por alunos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) das Escolas de Museologia e de Turismo nas igrejas de estilo barroco e rococó do centro histórico da cidade, para revelar a riqueza histórica e artística de seus acervos. 
Consideramos, sobretudo, o papel fundamental da Universidade como difusora de conhecimento, propiciando através do fomento de Projetos de Extensão o alargamento do processo de transmissão do saber. Promovendo o conhecimento da história da arte e arquitetura brasileira no período colonial, para o público em geral, do Brasil e do Exterior.
Considerando o vasto conjunto arquitetônico no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, o Projeto de Extensão “Igrejas Históricas da Cidade do Rio de Janeiro: Descobrindo e Revelando seus Acervos” prioriza a arquitetura barroca e rococó, balizada pela riqueza histórica e artística de seus acervos e a viabilidade geográfica, tendo em vista a proximidade entre elas.
O Projeto é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO e conta com o apoio institucional da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e da Riotur. Trabalhando, também, em conjunto com a Jornada Mundial da Juventude 2013, através do Ato Cultural nomeado Itinerários da Fé.
Não montamos um roteiro, trabalhamos com as Igrejas individualmente. Caso queira, caminhe pelas Igrejas Históricas montando seu próprio roteiro.
Para agendamentos e demais informações: agendamento.igrejashistoricas@gmail.com ou agendamento.igrejashistoricas@unirio.br 

O Projeto também faz parte da Jornada Mundial da Juventude. Segue abaixo o link para ler o atrigo sobre. 








2 comentários:

  1. Parabéns Profa Marcia Valeria! O projeto é sensacional!
    Adorei o evento na UNIRIO com a Orquestra Barroca e as duas excelentes palestras. Muito Obrigada. E conte comigo para o que precisar! Gostaria de agendar visita! Profa Regina Abreu (Escola de Museologia/UNIRIO)

    ResponderExcluir
  2. Enviei e mail para agendar minha participação em visita mediada porém nnao recebi resposta. Como faço para poder agendar o passeio ? Usei o email que está indicado neste blog. Grata pela atenção, Mônica Pinto

    ResponderExcluir